Maranhão Independente

As notícias mais importantes escritas por jornalistas independentes do estado.
Quilombo de Santo Antônio dos Pretos denuncia grileiros

Moradores do Quilombo de Santo Antônio dos Preto, localizado a 57 KM de Grajaú (MA) denunciam ação de supostos grileiros que alegam ter comprado as terras que formam a comunidade.

Em carta denúncia, assinada por Kelly dos Santos Araújo, representante da Comunidade, em janeiro de 2020, dois homens chamados Kenedy e Renato, identificando-se como corretores, chegaram ao quilombo informado da suposta compra do território.

No entanto, o quilombo de Santo Antônio dos Pretos já está em processo de titulação desde 2005, com documentação do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) e da Fundação Palmares, e sua venda não é permitida.

Leia a carta denúncia completa

Com as diversas intimidações, por parte destes supostos compradores, os moradores vivem com receio de serem expulsos do território em que vivem desde 1920, antes de conseguirem o documento de titulação.

Kelly Araújo também ressalta que desde quando Jair Bolsonaro assumiu a presidência da República que o processo está paralisado.

“Quando as coisas não mudam dá margem para os grileiros e fazendeiros da área se sentirem poderosos, por conta da sensação de impunidade”, evidencia. 

Foto: Kelly Araújo

Lideranças do quilombo Santa Rosa dos Pretos recebem intimação policial em Itapecuru-Mirim

A comunidade fez denúncia junto ao INCRA e ao Ministério Público Federal, porém até o momento não obteve respostas concretas sobre a situação.  

Por conta disto, a Aliança Palestina-Maranhão, movimento que luta pelos direitos humanos dos povos indígenas, elaborou uma nota de repúdio sobre o acontecimento, pedindo a assinatura de pessoas e apoio à comunidade quilombola

“Quantos quilombolas precisarão morrer para que as pessoas se atentem ao que estamos falando?”, questionou Kelly

Leia a nota de repúdio na íntegra: NOTA DE REPÚDIO E DENÚNCIA CONTRA A GRILAGEM DE TERRAS NO QUILOMBO SANTO ANTÔNIO DOS PRETOS DE GRAJAÚ-MARANHÃO

Foto de Capa: Kelly Araújo

Leave comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *.