Cristofobia? Vereadora leva discussão sobre o tema para a Câmara de São Luís

Segundo a vereadora Rosana da Saúde, projeto de lei é alerta contra esse preconceito. Foto: Reprodução.
A vereadora Rosana da Saúde leu, no dia 10 de novembro, o Projeto de Lei nº 261/21 que cria o “Dia de Combate à Cristofobia”, cuja celebração deve ser realizada anualmente no dia 3 de abril.
De autoria própria, Rosana defendeu que este projeto tem como objetivo promover o alerta sobre esse tipo de preconceito que, segundo ela, “seria uma perseguição a praticantes de religiões cristãs, da mesma forma com que acontece com muçulmanos e a Islamofobia”. A vereadora ainda destacou uma crescente nos casos de intolerância religiosa por meio de “manifestações grosseiras e desrespeitosas”, afirmou.
Leia o projeto na íntegra clicando aqui.
Existe cristofobia no Maranhão?
A vereadora Rosana da Saúde acredita ser válido esse dia de conscientização e citou um estudo realizado pela Organização Portas Abertas, que afirmou que 260 milhões de cristão teriam sido perseguidos em todo o mundo no ano de 2019. Essa mesma organização publica uma lista há 26 anos dos 50 países com maior número de casos de cristofobia, mas o Brasil nunca apareceu nela.
Segundo site do Portas Abertas, essa organização é dedicada a apoiar cristão perseguidos, distribuir livros e realizar treinamentos. Tem sede no Brasil, mas faz apenas arrecadação de doações e divulga as ações realizadas em 60 países.
No dia 22 de setembro de 2020, o presidente Jair Bolsonaro também levantou discussão sobre o tema em um discurso realizado na abertura da 75ª Assembleia Geral das Nações Unidas “A liberdade é o bem maior da humanidade. Faço um apelo a toda a comunidade internacional pela liberdade religiosa e pelo combate à ‘cristofobia’”, clamou.
Entretanto, segundo o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, 95,26% da população maranhense é formada por pessoas de religiões cristãs, restando apenas pouco mais de 4% da população que se autodeclarou sem religião, praticante de religiões asiáticas, de matriz africana ou outras opções.

Além disso, uma pesquisa realizada pela Datafolha no início de 2020 mostrou que 80% da população brasileira se autodeclarava cristã, enquanto as principais vítimas de intolerância religiosa – segundo o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos – são praticantes de religiões de matriz africana.
Relembre caso que ocorreu em São Luís. e foi denunciado pelo Maind.
Quem é a vereadora Rosana da Saúde?

Rosana da Saúde (Republicanos) é mineira, mas vive há muitos anos no Nordeste. Sua vida profissional foi voltada ao trabalho cristão, especialmente em movimentos sociais e pastoriais com atuação em hospitais prestando assistência espiritual, principalmente, aos profissionais de saúde.
A vereadora está no seu primeiro mandato. Ela foi eleita em 2020 com 6.984 votos, sendo a mulher mais bem votada da cidade.
.O projeto sobre cristofobia foi lido em pequeno expediente na Câmara, mas para que seja aprovado ainda são necessários:
- instrução da Procuradoria Jurídica da Casa;
- análise da Comissão de Constituição e Justiça – CCJ;
- avaliação das comissões permanentes do Legislativo (a comissão é indicada pela CCJ);
- podem ser solicitados outros estudos ou documentos, além de revisões no texto e posicionamento de órgãos públicos;
- votação em plenário;
- sanção do prefeito.
Não existe prazo no regimento para que todo esse processo de tramitação seja finalizado.
Leia outras matérias na editoria de Política.
