Maranhão Independente

As notícias mais importantes escritas por jornalistas independentes do estado.

Foto: Divulgação.

Iniciativa vai levar orientações sobre práticas antirracistas para profissionais da educação infantil, assistência social e saúde

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), em parceria com o Instituto Promundo, realizou, no dia 12 de maio deste ano, a oficina Primeira Infância Antirracista (PIA), em São Luís (MA). 

O evento teve como objetivo chamar a atenção de profissionais da educação infantil, assistência social e saúde sobre os impactos do racismo no desenvolvimento infantil, além de garantir um atendimento qualificado e humanizado, que leve em consideração as especificidades étnico-raciais das crianças e suas famílias.  

Fotos: Divulgação/Assessoria.

A oficina aconteceu dentro do Festival Afro Maranhão, uma ação cultural antirracista na capital maranhense no período de 8 a 13 de maio ligado ao Museu do Reggae Maranhense. Durante o encontro, foram debatidas temáticas como identidades, branquitude e racismo estrutural, além de experiências antirracistas nos diferentes serviços de atendimento no Maranhão. 

Maíra Souza, oficial de Primeira Infância do UNICEF falou sobre o tema da oficina:

O racismo estigmatiza e hierarquiza as diferenças entre as crianças, e isso impacta diferentes dimensões do desenvolvimento infantil, como a construção da autoestima, a capacidade de sociabilização, autoconfiança e a saúde física e mental. Para garantir o pleno desenvolvimento de cada criança em sua potencialidade, o racismo estrutural e institucional precisa ser enfrentado por toda a sociedade em um pacto coletivo, reconhecendo o problema e implementando práticas antirracistas. O antirracismo é uma postura e um conjunto de ações que devem estar presentes em todas as estruturas da sociedade, um dever de todos nós.

A iniciativa faz parte faz parte da #AgendaCidadeUNICEF, uma parceria do UNICEF com as prefeituras municipais de grandes centros urbanos brasileiros para promover direitos e oportunidades para as crianças e os adolescentes mais vulneráveis, contribuindo com a prevenção de violências.  

O que é antirracismo?

Foto: Depositphotos.

O dicionário da Academia Brasileira de Letras traz três definições para o termo:

1. Relativo a antirracismo; diz-se de postura, atitude, movimento, prática, etc. que se opõe ao racismo ou o combate.

2. Diz-se de quem se opõe ao racismo ou o combate..

3. Pessoa que se opõe ao racismo ou o combate.

Com base nessas definições, podemos pensar como a luta contra o racismo não se resume apenas a não ser racista, mas também a agir, a ser pessoa que não permite que esse crime continue acontecendo. 

Leia mais sobre combate ao racismo nas escolas clicando aqui.

Leave comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *.