Maranhão Independente

As notícias mais importantes escritas por jornalistas independentes do estado.
Filme maranhense De Repente Drag é convidado para abertura do Festival Rio LGBTQIA+

O filme conta com atores maranhenses e outros artistas Lgbtqia+ conhecidos nacionalmente. Foto: Divulgação.

O filme maranhense De Repente Drag foi convidado para abrir o Festival Rio Lgbtqi+. Há 11 anos este festival é uma importante janela para a exibição de filmes Lgbtqia+ nacionais e internacionais na cidade do Rio de Janeiro. O evento de abertura acontece no dia 30 de junho, às 18:30, no Centro Cultural Justiça Federal.

Esta vai ser a primeira vez que o filme será exibido ao público, sendo bastante significativo que ocorra no mês do Orgulho Lgbtqia+, tendo em vista que a produção é uma homenagem ao universo drag, além de trazer a representatividade tanto no elenco quanto na equipe. O filme contou com a participação especial de diversos artistas Lgbtqia+, conhecidos a nível nacional e local: como Silvero Pereira, Pepita, Márcia Pantera, Frimes, Seketh, entre outros.

Cartaz do filme. Foto: Divulgação.

De Repente Drag

Cansado de ser a piada na emissora onde trabalha, Julião Siqueira decide que é hora de mudar. Ele encontra a drag queen Lohanny, envolvida em um caso de tráfico de pessoas. Julião vê no caso de Lohanny a oportunidade para sua mudança de cargo, mas precisará entrar no universo drag e aprender grandes lições.

Veja abaixo uma galeria de fotos do filme

Direção maranhense

Rafaela Gonçalves. Foto: Divulgação.

O filme “De Repente Drag” é dirigido pela cineasta maranhense de 31 anos Rafaela Gonçalves. Ela é proprietária da Matraca Filmes e já trabalhou em 3 longas: “Muleque té doido – o filme” como cinegrafista e editora de áudio e vídeo; “Muleque té doido 2 – a lenda de Dom Sebastião” como assistente de direção, produtora executiva, cinegrafista e editora de áudio e vídeo; e “De Repente Drag” como roteirista, diretora, produtora executiva e montadora.

Entrevistamos Rafaela para saber mais sobre o processo de criação do filme De Repente Drag.

MaInd: Como foi o processo de criação do filme?

Rafaela: Por influência de filmes como “Para Wong Foo: Obrigada Por Tudo Julie Newmar” e “Quanto Mais Quente Melhor”, o desejo de escrever sobre o mundo das drag queens sempre foi recorrente pra mim. O primeiro roteiro do “De Repente Drag”, que ainda se chamava “Drag Por Acaso” ficou pronto em 2014.

MaInd: Como foi para conseguir recursos para a gravação?

Rafaela: Eu sabia que não daria para gravar ele sem recursos financeiros por se tratar de uma narrativa que falava de um universo muito elaborado como o das drag queens. Com essa certeza, comecei a estudar sobre a Ancine, sobre o Fundo Setorial do Audiovisual, Lei do Audiovisual, Lei Rouanet e leis estaduais de incentivo. 8 anos depois, em 2018 consegui aprovar o filme 100% pelo Fundo Setorial do Audiovisual. Hoje o “De Repente Drag” é a obra maranhense que recebeu o maior recurso deste fundo até então.

MaInd: E como foi a escolha da equipe do filme?

Rafaela: Depois de conseguir financiar o filme o processo de gravação foi dividido em três fases: pré-produção, gravação e pós-produção. Selecionei os profissionais que queria ter na minha equipe, fizemos diversas reuniões de decupagem para que todos entendessem o universo do filme, tivemos escolha e preparação de elenco e nesse ponto, eu tinha a intenção de poder mesclar atores locais e atores já conhecidos.

Acredito que nunca revelaremos atores talentosos no Maranhão se eles não estiverem em primeiro plano nas nossas obras, então conheci os dois atores principais do filme, o Ruan do Vale (Julião) e a Brena Maria (Yasmin), no teste de elenco. O Rafael Paz (Lohanny) eu já conhecia através da sua drag, a Frimes, e ele se revelou um ator muito talentoso. Tivemos participações pontuais de atores de fora do Maranhão como o Silvero Pereira (Pepita), Tchaka (Clarice), Márcia Pantera (Lorena), Silvetty Montilla e Pepita.

Foto: Divulgação.

Grande parte do elenco é do Maranhão e o processo de montagem do casting foi bem mesclado. Vários atores eu chamei para o teste, aqueles que eu já tinha visto no teatro ou em curtas-metragens e outros longas que poderiam se encaixar em personagens específicos. Outros se inscreveram nas chamadas que fizemos para elenco e descobrimos atores incríveis.

Em breve a comédia De Repente Drag terá seu lançamento nacional nos cinemas. Dirigido pela maranhense Rafaela Gonçalves, o filme integra o selo Elas, da Elo Company, que promove a produção e distribuição de filmes brasileiros dirigidos por mulheres.

Leia outras matérias na editoria Cultura.

Leave comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *.