Maranhão Independente

As notícias mais importantes escritas por jornalistas independentes do estado.
Startup maranhense cria ferramenta para facilitar acesso a serviços de saúde

Software desenvolvido por startup maranhense promete revolucionar a saúde integral. Foto: Reprodução.

As maranhenses Juliana Nogueira e Ádani Robson, CEOs da startup QTM, criaram uma ferramente com o objetivo de conectar terapeutas, com seus pacientes, com outros terapeutas, além de coworkings (locais compartilhados de trabalho) e produtos.

Parte dos atendimentos hoje funcionam de forma remota não só por conta da pandemia, mas também  porque, segundo as próprias idealizadoras da ferramenta, algumas práticas podem ser desenvolvidas on-line. Mas há ainda a possibilidade de atendimento em casa (modalidade homecare).

Não apenas os maranhenses estão usufruindo dessa ferramenta, em outras regiões do Brasil e fora do país já existem clientes cadastrados.

Como ter acesso?

Foto do site da ferramenta com o texto "Tenha + qualidade de vida"
Imagem: Reprodução/Site QTM

O cadastro de pacientes e terapeutas deve ser feito pelo site da QTM mas já existe um aplicativo em desenvolvimento.

O que é medicina integrativa?

Foto: Reprodução.

A medicina integrativa cuida do paciente como um todo: corpo, mente, espírito, independentemente da causa da doença que o fez procurar ajuda médica. O objetivo não é apenas buscar a cura para aquele problema específico, mas promover bem-estar integral a longo prazo.

Além do que conhecemos como medicina tradicional, são realizados procedimentos alternativos como hipnoterapia, massagens diversas, acupuntura, homeopatia, uso de florais, entre outros, além do acompanhamento alimentar e psicológico do paciente.

Essa melhora na qualidade de vida pode não só fortalecer o paciente durante o tratamento, como também prevenir que novas enfermidades possam acontecer.

Quem são as criadoras da startup?

Juliana Nogueira é hipnoterapeuta e terapeuta integrativa, enquanto a Ádani Robson é terapeuta de Práticas Integrativas Complementares.  

Falamos com elas sobre a motivação para criar essa startup. A Juliana percebeu um mercado em franca expansão, mas com algumas falhas como a necessidade de pesquisas científicas e de conexão entre os terapeutas e os pacientes, além da ausência de locais para atendimento, tanto aqui no Brasil, quanto em outras partes do mundo.

Já que ela atuava como terapeuta de saúde integrativa nos Emirados Árabes Unidos, decidiu fazer uma sociedade com Zeeshan Shaikh para criarem o conceito de clínicas escolas da QTM Healththec, que na época era Quantum Terapias.

O que é uma startup?

Foto: Reprodução.

Sucintamente, seria uma empresa recém-criada com amplo potencial de crescimento. Costuma-se pensar em startup apenas como as iniciativas voltadas para tecnologia, mas a verdade é que pode se voltar para setores diversos.

Uma característica comum entre as empresas que se definem como startups é o potencial que elas têm de trazer inovações ou soluções de probemas para os setores em que iniciam os negócios, daí o grande potencial de crescer no mercado.

O Sebrae disponibiliza gratuitamente um manual que explica como tirar as ideias do papel e criar sua própria startup. Para ler, clique aqui.  

Leia outras matérias na editoria Saúde.

Doe qualquer valor para MaInd pelo pix giovanakury@gmail.com

Leave comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *.