Maranhão Independente

As notícias mais importantes escritas por jornalistas independentes do estado.
Aplicativo aproxima clientes e pequenos empreendedores em São Luís

O aplicativo “Pertinho de casa” disponibiliza catálogo com 199 pequenos negócios locais. Imagem: Reprodução.

A Pertinho de Casa é uma plataforma que nasceu na pandemia com propósito de ajudar empreendedores de diversos tamanhos a venderem seus produtos para consumidores que morassem perto de seu negócio.

A plataforma já conta com 23.000 negócios cadastrados espera ampliar para 200.000 esse número nos próximos dois anos, com atuação de articulação em pelo menos 15 municípios brasileiros, em diversos Estados até o final de 2022.

De São Luís, já estão no aplicativo 199 empresas que oferecem serviços e produtos classificados como: serviços, doces e salgados, eletrônicos, infantil, bebidas, saúde e bem-estar, decoração, entre outros.

Mais informações sobre o Pertinho de Casa podem ser encontradas clicando aqui.

O cadastro de clientes é feito de forma rápida e simples. O APP está disponível no APP Store  e no Google Play ou ainda pelo QR Code abaixo:

QR Code para ter acesso ao aplicativo Pertinho de casa

Impacto na economia

O Brasil conta com 55 milhões de microempreendedores, dentre Meis, MEs e trabalhadores informais. Juntos eles geram 50% de empregos no país. No Estado do Maranhão, existem cerca de 118 mil microempreendedores, sendo que, na capital São Luís, só entre janeiro e março de 2020, foram abertas 2.600 MEIs (Sebrae).

O percentual é bastante significativo, mas a crise gerada pela pandemia afetou drasticamente os pequenos empresários.

A proposta da plataforma é também, com apoio de parcerias estabelecidas com diferentes instituições especializadas consolidadas pela ONG Rede Asta, que os empreendedores recebem formação e treinamento sobre temas relacionados à estrutura dos negócios.

A plataforma serve ainda como alternativa aos aplicativos de delivery, sem cobrar taxas dos empreendimentos locais.

Como anunciar?

Ilustração do aplicativo ligando casa a pequenas lojas próximas.
Imagem: Sâmia Martins/Maranhão Independente.

Os empreendedores podem se cadastrar de forma gratuita pelo site ou pelo aplicativo de celular. Depois do cadastro, as transações de compra e venda são feitas através do WhatsApp.

Quem são os criadores do aplicativo?

A Rede Asta é uma organização social fundada em 2005 que tem como missão contribuir para a redução das desigualdades sociais, por meio de ações que promovam a ampliação da renda dos nano empreendedores do Brasil, sempre trazendo acesso ao mercado e à educação como ferramentas de transformação social.

Além dessa organização, está a frente da plataforma a Nave, uma organização em prol da Natureza, Arte Vida e Educação, entidade parceira da Rede Asta em São Luís, no projeto “Pertinho de Casa”, possui 14 anos de existência.

Leia mais matérias na editoria Oportunidades.

Leave comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *.