Maranhão Independente

As notícias mais importantes escritas por jornalistas independentes do estado.
Paralimpíadas: rugby em cadeira de rodas

O rubgy em cadeira de rodas é uma das modalidades paralímpicas que não terão participação de brasileiros. (Foto: Buda Mendes/Getty Images)

Entrando no clima das Paralimpíadas, o MaInd está realizando uma série de matérias sobre os esportes que vão fazer parte dos jogos. Conheça mais sobre o rugby em cadeira de rodas.

As regras do rugby em cadeira de rodas são muito parecidas com as do rugby tradicional. O objetivo é cruzar a linha do gol completamente com a carreira de rodas, em posse da bola. Podem participar da disputa homens e mulheres, porém não há distinção de gênero.

Os jogos são disputados em quatro tempos de oito minutos cada. Cada equipe tem quatro jogadores em quadra e direito a oito reservas. E como no rugby tradicional, há muito contato entre os jogadores.

Em uma quadra ampla, jogadores de rugby em cadeira de rodas se chocam, tentando pegar a bola.
Como no rugby tradicional, no rugby em cadeira de rodas há muito contato físico entre os jo87gadores. (Foto: Reprodução Lima 2019)

As dimensões da quadra são 15 m de largura por 28 m de comprimento; podem participar atletas com tetraplegia ou qualquer outra deficiência semelhante. Como nos demais esportes paralímpicos, há a classificação dos competidores de acordo com a deficiência: 0.5, 1.0, 1.5, 2.0, 2,5, 3.0 e 3.5. A soma dos pontos dos atletas que tiverem em quadra, não pode ultrapassar oito pontos. Porém, para cada mulher em quadra, mais 0.5 pode ser acrescentado ao limite de pontos da equipe.

O Brasil fez sua estreia na modalidade em Jogos Paralímpicos na edição do Rio-2016. Mas infelizmente não conseguiu se classificar para os Jogos de Tóquio. Atualmente, as potências no esporte são o Canadá e os Estados Unidos.

Veja mais no vídeo abaixo!

Veja mais na editoria de esporte.

Doações para o portal Maranhão Independente devem ser feitas para o pix giovanakury@gmail.com

Leave comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *.