Olimpíadas: vôlei

Nas últimas edições dos Jogos Olímpicos, o Brasil tem acumulado bom desempenho. (Foto: Reuters/Carlos Garcia Rawlins
Entrando no clima das Olimpíadas, o MaInd está realizando uma série de matérias sobre os esportes que vão fazer parte dos jogos. Conheça mais sobre o vôlei!
O vôlei é um dos esportes mais populares do mundo: só para se ter uma ideia, a Federação Internacional de Vôlei (FIVB) é a organização com mais países filiados até o momento: 220.
Mas você as origens da modalidade? Tudo começou em 1895, na Associação Cristã de Moços de Holyoke, em Massachusetts, nos Estados Unidos. O pastor Lawrence Rider sugeriu ao professor Willian G Morgan criação de um esporte que fosse movimentado, mas não tanto quanto o basquete, cuja popularidade começava a crescer.
Pensando na sugestão, o professor decidiu colocar uma rede no centro da quadra para impedir contato físico entre os jogadores; até chegar no nome que conhecemos hoje, o esporte foi chamado de volley (torrente em inglês).
O esporte rapidamente se difundiu mundo afora, porém, somente nas edição de 1968 em Tóquio ele estreou nas Olimpíadas, e de um jeito diferente: homens e mulheres competiram simultaneamente.
Regras do vôlei
O jogo de vôlei é disputado em uma melhor de cinco sets, sendo que ganha o time que chegar a 3 sets primeiro.
São seis jogadores por equipe e o objetivo é jogar a bola na quadra adversária e ganha o set quem chegar a 25 pontos primeiro.
Se estiver empatado em 25 a 25, ganha quem fizer dois pontos primeiro; se as equipes estiverem empatadas em 2 a 2 sets, acontece o tie break, um set especial onde ganha quem chegar a 15 pontos primeiro. Se estiverem empatados em 15 a 15, ganha quem fizer os primeiros dois pontos.

O Brasil no vôlei

O vôlei brasileiro tem uma trajetória vitoriosa em campeonatos mundiais de vôlei, tanto no feminino quanto no masculino. E nas Olimpíadas não poderia ser diferente: nossas meninas foram ouro em duas edições seguidas: (Pequim-2008 e Londres-2012); já a equipe masculina foi ouro em Atenas-2004 e no Rio-2016 e prata em Pequim-2008 e Londres-2012.
- Na seleção feminina de vôlei foram escaladas as atletas Macris e Roberta como levantadoras;
- Tandara como oposta e Rosamaria como oposta/ponteira;
- Gabi, Natália, Fernanda Garay e Ana Cristina como ponteiras/
- Carol, Carol Gattaz e Bia como centrais;
- e Camila Brait como líbero.
Na seleção masculina foram convocados:
- Como levantadores, Bruninho e Cachopa;
- Wallace e Allan como opostos;
- Como ponteiros, Leal, Lucarelli, Douglas Souza e Maurício Borges;
- Centrais, Maurício, Lucão e Isac;
- e Thales como líbero.
