Maranhão Independente

As notícias mais importantes escritas por jornalistas independentes do estado.
Olimpíadas: tênis

Thiago Monteiro está na briga pelo pódios nos Jogos de Tóquio. (Foto: Thiago Monteiro/Facebook / Estadão Conteúdo)

Entrando no clima das Olimpíadas, o MaInd está realizando uma série de matérias sobre os esportes que vão fazer parte dos jogos. Conheça mais sobre o Tênis!

O Tênis é um esporte bastante popular e que também é uma modalidade olímpica. O objetivo da disputa é, com o uso de uma raquete, jogar a bola para o lado adversário na quadra de um jeito que o oponente não consiga rebatê-la.

As provas podem ser disputadas individualmente (em uma quadra com as dimensões 23,77 metros por 8,23 metros) ou em duplas (23,77 m por 10,97 m).

A quadra é dividida por uma rede a 1,07 m do chão, sendo que as laterais são mais altas que no centro; nele, está a 0,914 m do chão.

A contagem dos “pontos” nos jogos de Tênis acontece de uma forma um pouco diferente do que estamos acostumados. Cada jogo pode durar de 3 a 5 sets, dependendo do torneio. O atleta ganha um set se ele conseguir seis games com pelo menos dois games de vantagem.

O atleta consegue um game quando ele chega a quatro pontos, sendo que:

O primeiro ponto equivale a 15;

O segundo equivale a 30;

O terceiro equivale a 40;

E o quarto ponto equivale a 1 game.

O saque deve ocorrer atrás da linha de base, sempre na diagonal; a cada set, troca-se o sacador.

Origens do Tênis

A história do Tênis remonta do século XII e teria se iniciado com uma brincadeira entre monges franceses. Não demorou para que o esporte passasse por adaptações e chegasse aos nobres daquele país, multiplicando quadras por toda a França, que seriam posteriormente destruídas nas guerras do período de Napoleão, o que acabaria com sua prática por muitos anos; a modalidade também se tornou bastante popular entre os ingleses.

O torneio mais antigo e considerado o principal modalidade é Wimbledon, disputado pela primeira vez em 1877.

No século XIX o Tênis voltou com tudo e se espalhou Europa afora e foi considerado modalide olímpica na primeira edição dos Jogos da Era Moderna, em Atenas, no ano de 1896; devido a algumas questões relacionadas a regras, o esporte não foi disputado entre os anos de 1928 e 1988.

Brasil no Tênis

Duas jogadoras de tênis seguram a mão uma da outra; uma com uma viseira branca e a outra com uma viseira azul; nas mãos livres, cada qual segura uma raquete; elas estão om uma camisa amarela e azul escuro escrita "Brasil" nas costas e um short semelhante a uma saia azul escuro.
Luisa Stefani e Laura Pigossi se classificaram para as provas em dupla nos Jogos de Tóquio. (Foto: Miriam Jeske/Green Filmes/Heusi Action)

O esporte chegou ao nosso país com os ingleses, durante o fim do século XIX, onde técnicos e engenheiros trouxeram os equipamentos para cá. Atualmente, a modalidade está entre as dez mais praticadas e difundidas no cenário nacional, com mais de 300 torneios que estão sob os cuidados da Confederação Brasileira de Tênis (CBT).

Sete atletas brasileiros estão confirmados nos jogos de Tóquio. Nas categorias individuais estão João Menezes e Thiago Monteiro; nas duplas vem, novamente, Thiago Monteiro junto com Marcelo Demoliner; Bruno Soares e Marcelo Melo e as tenistas Luisa Stefani e Laura Pigossi.

As competições devem ocorrer entre 23 de julho e 6 de agosto. 

Doação via pix para o MaInd pelo e-mail giovanakury@gmail.com
Doação via pix para o MaInd pelo e-mail giovanakury@gmail.com

           

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.