Maranhão Independente

As notícias mais importantes escritas por jornalistas independentes do estado.
Olimpíadas: triatlo

Manoel Messias, um dos representantes brasileiros em Tóquio, no triatlo. (Foto: Alexandre Loureiro / COB)

Entrando no clima das Olimpíadas, o MaInd está realizando uma série de matérias sobre os esportes que vão fazer parte dos jogos. Conheça mais sobre o triatlo!

Se você acompanha futebol, já deve ter ouvido a expressão “ele é triatleta: corre, pedala e nada”, para se referir a alguém que não está com um desempenho muito legal em campo. Essa expressão vem de uma modalidade olímpica composta por três provas: corrida, ciclismo e natação que, juntas, formam o triatlo. Conheça mais abaixo!

Leia mais: você sabe como surgiu o surfe?

Como surgiu?

Atletas do triatlo, com toucas de banho, óculos e trajes de natação estão correndo do mar de volta a areia.
A modalidade começou em um clube de atletismo nos Estados Unidos. (Foto: DELLY CARR – ITU MEDIA)

Em 1974, nos Estados Unidos, mais precisamente na Califórnia, existia um clube de atletismo. Porém, para garantir que os atletas treinassem durante as férias, os treinadores passaram uma série de exercícios que eles deveriam fazer nesse período para ficar.

Quando voltaram do período de descanso, eles precisaram refazer os exercícios para mostrar que estavam em forma. As atividades eram: um percurso de 500 metros em uma piscina, pedalar 12 quilômetros e correr 5 quilômetros em uma pista de atletismo.

A ideia animou os atletas que pediram que o mesmo acontecesse no próximo ano, convidando os guarda-vidas de San Diego para participarem e aumentando um pouco mais o percurso, como forma de desafio. O esporte foi se adaptando até que fez sua grande estreia nos jogos de Sydney, em 2000.

Como funciona

Atualmente, a modalidade olímpica (também chamada de Standard) funciona assim: 1.5 km de natação, mais 40 km de ciclismo e 10 km. Há outras modalidades que variam nas distâncias percorridas – sprint ou short; longa distância; Mixed Relay; Meio Iron Man ou 70.3 e Ironman.

As provas são disputadas por homens e mulheres. Nos Jogos de Tóquio, teremos uma novidade: além da disputa individual, teremos disputas por equipes: o Triatlo Mixed Relay, que funciona como um revezamento misto formado por 2 homens e 2 mulheres.

O Brasil terá três atletas na disputa: Luísa Baptista, Vittoria Lopes e Manoel Messias conseguiram suas vagas em Tóquio pelas posições no ranking olímpico das provas.

Especificidades do triatlo (Arte: rededoesporte.gov)
Doação via pix para o MaInd pelo e-mail giovanakury@gmail.com
Doação via pix para o MaInd pelo e-mail giovanakury@gmail.com

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.