Maranhão Independente

As notícias mais importantes escritas por jornalistas independentes do estado.
Olimpíadas: Remo

Atletas do remo durante competição. (Foto: Vitor Silva/Botafogo/todos os direitos reservados).

Entrando no clima das Olimpíadas, o MaInd está realizando uma série de matérias sobre os esportes que vão fazer parte dos jogos. Conheça o Remo!

O Remo é uma modalidade olímpica na qual os atletas sozinhos, em dupla ou em grupos de quatro pessoas, tentam atingir um objetivo antes de seus oponentes. As origens da prática são antigas, e já havia registros disso na obra do poeta grego Virgílio, ainda em 19 a.C. Também há registros de competições entre os gondoleiros de Veneza, em 1274.

Os ingleses que disseminaram o esporte mundo a fora, já que lá surgiu o primeiro clube de Remo do mundo: o Leander Club, ainda em 1817. Alguns anos depois, ocorreu o que se tornaria a tradicional regata entre as Universidades de Oxford e de Cambridge.

Em 1892 nasceu a Federação Internacional de Sociedades de Remo (FISA) e o esporte entrou nos Jogos Olímpicos da Modernidade em Paris, em 1900; só não estreou antes por conta de condições climáticas.

Existem várias categorias dentro da modalidade do Remo. No skiff simples é um remador com dois remos curtos; no skiff duplo são dois atletas que seguram dois remos curtos cada; no skiff duplo leve há limite de peso dos atletas: em provas masculinas, os atletas devem ter menos de 72,5 kg; nas femininas, elas devem pesar menos que 59 kg; no skiff quádruplo, são quatro atletas com dois remos curtos cada; na categoria dois sem timoneiro, são dois remadores, onde cada um segura um remo longo; quatro sem timoneiro, quatro atletas com um remo longo cada; e oito sem timoneiro são com oito atletas, cada um segurando um remo longo.

Especificações do remo (Arte: rededoesporte.gov.br)

Brasil no remo

Um rapaz branco, de bigode e traje próprio, segura dois remos nas costas enquanto sorri para a foto.
O atleta Lucas Verthein vai representar o Brasil em Tóquio. (Foto: divulgação)

O nosso país tem uma forte tradição com o remo, sendo que times de futebol como Flamengo, Vasco e Botafogo foram, inicialmente, clubes de remo. Outros times como Corinthians, Sport, Vitória (BA), Remo, Tuna Lusa, Paysandu (PA), Náutico (PE) e América (RN) também tem grande ligação com o esporte.

O Brasil ainda não tem medalhas olímpicas na modalidade, mas o remador Lucas Verthein garantiu sua vaga para Tóquio e deve concorrer na categoria skiff simples.

Veja mais em nossa editoria de esportes.

Conheça mais sobre a modalidade no vídeo abaixo!

Doação via pix para o MaInd pelo e-mail giovanakury@gmail.com
Doação via pix para o MaInd pelo e-mail giovanakury@gmail.com

Leave comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *.