Olimpíadas: hóquei sobre grama

Saiba mais sobre o hóquei sobre grama. Foto: Rede do esporte.
Entrando no clima das Olimpíadas, o MaInd está realizando uma série de matérias sobre os esportes que vão fazer parte dos jogos.
A prática de usar tacos para jogar com bola é realizada desde a antiguidade, mas apenas no século XVIII a prática foi se tornando mais próxima do que conhecemos hoje como hóquei sobre grama.
Esse esporte é praticado em partidas com 2 tempos de 35 minutos cada. Persistindo o empate, é iniciada a prorrogação com 2 tempos de 7 minutos cada, sendo que o vencedor é o primeiro time a fazer gol.
No campo, existem 2 árbitros, um em cada lado do campo. Veja outras características desse esporte no próximo tópico.
Hóquei sobre grama nas Olimpíadas
Vamos saber mais sobre esse esporte:
Veja o quadro de medalhas na modalidade:

O Brasil não conseguiu se classificar nem com o time masculino, nem com o feminino. Veja os países classificados para a disputa:
Masculino – Japão, Argentina, África do Sul, Alemanha, Austrália, Espanha, Grã-Betanha, Holanda, Índia, Nova Zelândia, Bélgica e Canadá.
Feminino – Japão, Argentina, África do Sul, Alemanha, Austrália, Espanha, Grã-Betanha, Holanda, Índia, Nova Zelândia, China e Irlanda.
Curiosidades
O poder da Índia

A Índia é a maior vencedora no esporte. Ela é a primeira em medalhas de ouro, conseguiu uma invencibilidade de 30 partidas e um número expressivo de praticantes da modalidade.
Olimpíadas de Roma (1960)
Na partida entre Bélgica e França, havia um empate sem gols entre os times. Quando a França estava atacando, um policial do lado de fora do estádio apitou, os belgas acharam que o som tinha sido feito pelo juiz, então pararam, mas os franceses seguiram a jogada e marcaram o único gol da partida, para desespero e protestos em vão dos belgas.
Outro jogo marcante foi entre Grã-Bretanha e Quênia. Em vez dos habituais 70 minutos, a partida entre esses dois países durou 127 minutos até que a partida fosse desempatada pelos britânicos e terminasse em 2 a 1.
Quer saber mais sobre esse esporte, acesse o site da Confederação Brasileira de hóquei sobre grama.
Leia outras matérias da série clicando aqui.
