Maranhão Independente

As notícias mais importantes escritas por jornalistas independentes do estado.
Olimpíadas: ciclismo

A ciclista Priscila Stevaux é uma das atletas que vai representar o Brasil no ciclismo BMX. (Foto: Getty Images)

Entrando no clima das Olimpíadas, o MaInd está realizando uma série de matérias sobre os esportes que vão fazer parte dos jogos. Conheça o ciclismo!

O ciclismo é uma modalidade olímpica que agrada todos os gostos: há categorias em pistas fechadas, a céu aberto, com manobras, e individuais ou em equipes. Conheça mais sobre o esporte abaixo!

Origem

A medida que a tecnologia melhorou o desempenho das bicicletas dando-lhes mais velocidade, não demorou para que começassem a usá-las em competições esportivas, o que aconteceu inicialmente na Inglaterra, ainda no século XIX.

Leia mais: você sabe as regras do handebol?

Em 1868 ocorreu a primeira competição de grande porte, em um percurso de 123 km em Paris. O esporte estreou nos Jogos Olímpicos no ano de 1896, em Atenas. Ficou ausente por algumas edições até entrar definitivamente a partir da edição de Estocolmo em 1912; porém, as mulheres só puderam participar da competição nos jogos de Los Angeles em 1984.

Modalidades do ciclismo

Quatro atletas aparecem em uma raia, um atrás do outro, em competição de ciclismo de pista; um pouco mais abaixo está os cinco arcos, símbolo das olimpíadas.
Ciclistas em disputa no ciclismo de corrida em uma velódromo. (Foto: Matthew Childs/Reuters)

No ciclismo disputado nas Olimpíadas, existem quatro modalidades: ciclismo de pista, de estrada, BMX e Mountain Bike.

Ciclismo de pista

As disputas ocorrem em espaços próprios pra isso, chamados velódromos, podendo ocorrer individualmente ou em equipe e em dois tipos de provas: as de perseguição (onde cada atleta ou grupo deve se manter na corrida com 1 metro de distância dos demais) e o contrarrelógio, em que o vencedor é o que finalizar a prova mais rápido;

O ciclismo de estrada

São provas de longa distância, que podem ocorrer de uma única vez ou com paradas; é considerada a disputa mais tradicional;

Mountain Bike

…ou ciclismo de montanha, o percurso não pode ter mais de 15% de parte plana, ou seja, o restante do caminho deve conter subidas e descidas irregulares;

BMX

…ou Bicycle MotoCross ou Bicicross também se subdivide em duas categorias nos Jogos Olímpicos: no formato supercross, em corridas de pista com obstáculos e o BMX Freestyle, cuja nota é dada com base nas manobras realizadas pelos ciclistas.

Dois ciclistas brasileiros estarão na disputa por medalha na modalidade BMX: Renato Rezende e Priscila Stevaux; já na disputa do Mountain bike, estão Henrique Avancini, Luiz Henrique e Jaqueline Mourão.

Veja o resumo das modalidades do ciclismo no vídeo abaixo!

Doação via pix para o MaInd pelo e-mail giovanakury@gmail.com
Doação via pix para o MaInd pelo e-mail giovanakury@gmail.com

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.