Maranhão Independente

As notícias mais importantes escritas por jornalistas independentes do estado.
Olimpíadas: halterofilismo

Os atletas desse esporte são considerados os mais fortes do mundo. (Foto: Melissa Majchrzak/AFP)

O halterofilismo (popularmente conhecido como levantamento de peso) é um esporte cujo objetivo é levantar a maior quantidade de pesos em uma barra sem deixá-la cair antes do tempo determinado.

A modalidade surgiu há cerca de cinco mil anos em países como China, Egito e Grécia, onde, para ganhar massa muscular, homens levantavam pesos de pedra e sacos de areia.

Leia: aprenda mais sobre o golfe!

Na Grécia antiga a prática passou a ser utilizada como teste para admissão de soldados e para preparo físico de outros esportes como natação e atletismo. No século XIX o esporte se popularizou na Europa e nos Estados Unidos e se tornou modalidade olímpica em 1896.

No Brasil, as primeiras competições do esporte ocorreram em 1910. Em 1946 foi criada, no Rio de Janeiro, a Liga Força e Saúde, que posteriormente se tornou a Federação Metropolitana de Halterofilismo, primeiro órgão responsável pela regularização da prática no país. Em 1979 nasceu a Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos.

Regras do halterofilismo

Um atleta do halterofilismo vestido em um traje azul e branco está abaixado, preparando-se para levantar uma barra com discos, cuja cor é verde e vermelha.
As categorias variam de acordo com o peso do atleta. (Foto: (Foto: Miriam Jeske/www.brasil2016.gov.br)

As provas são disputadas por categoria de peso de cada atleta, e duas horas antes de cada competição, eles se pesam para que haja um embate mais justo. As categorias médias masculinas são: 56 kg, 62, 69, 77, 85, 94, 105 e mais de 105 kg; já as femininas são 48 kg, 53, 58, 63, 69, 75 e mais de 75 kg.

Os halteres (barras com os pesos) têm medida 2,2 metros com peso de 20 kg e diâmetro para homens; para as mulheres, a medida dos halteres é 2,01 metros, com peso de 15 kg e cerca de 2,5 cm de diâmetro.

O disco é feito de metal e as anilhas (colares), servem para prender o disco e têm cerca de 2,5 kg.

A prova ocorre em um tablado 4×4 e cada atleta tem direito a três tentativas, sendo que é validada a maior pontuação delas. A prova ocorre com a supervisão de três jurados e a pontuação é contabilizada a partir do momento que o atleta se estabiliza sobre os pés e o tempo mínimo é de dois segundos.

Dentro do halterofilismo há duas modalidades específicas. No arranco, em um único movimento, o atleta levanta a barra acima da cabeça; no arremesso ele tira a barra do chão, eleva até o ombro e com um movimento de agachar as pernas, ele a eleva acima de sua cabeça.

Veja mais no vídeo abaixo!

Acompanhe mais notícias da editoria de esportes.

Leave comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *.