Maranhão Independente

As notícias mais importantes escritas por jornalistas independentes do estado.
Olimpíadas: halterofilismo

Os atletas desse esporte são considerados os mais fortes do mundo. (Foto: Melissa Majchrzak/AFP)

O halterofilismo (popularmente conhecido como levantamento de peso) é um esporte cujo objetivo é levantar a maior quantidade de pesos em uma barra sem deixá-la cair antes do tempo determinado.

A modalidade surgiu há cerca de cinco mil anos em países como China, Egito e Grécia, onde, para ganhar massa muscular, homens levantavam pesos de pedra e sacos de areia.

Leia: aprenda mais sobre o golfe!

Na Grécia antiga a prática passou a ser utilizada como teste para admissão de soldados e para preparo físico de outros esportes como natação e atletismo. No século XIX o esporte se popularizou na Europa e nos Estados Unidos e se tornou modalidade olímpica em 1896.

No Brasil, as primeiras competições do esporte ocorreram em 1910. Em 1946 foi criada, no Rio de Janeiro, a Liga Força e Saúde, que posteriormente se tornou a Federação Metropolitana de Halterofilismo, primeiro órgão responsável pela regularização da prática no país. Em 1979 nasceu a Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos.

Regras do halterofilismo

Um atleta do halterofilismo vestido em um traje azul e branco está abaixado, preparando-se para levantar uma barra com discos, cuja cor é verde e vermelha.
As categorias variam de acordo com o peso do atleta. (Foto: (Foto: Miriam Jeske/www.brasil2016.gov.br)

As provas são disputadas por categoria de peso de cada atleta, e duas horas antes de cada competição, eles se pesam para que haja um embate mais justo. As categorias médias masculinas são: 56 kg, 62, 69, 77, 85, 94, 105 e mais de 105 kg; já as femininas são 48 kg, 53, 58, 63, 69, 75 e mais de 75 kg.

Os halteres (barras com os pesos) têm medida 2,2 metros com peso de 20 kg e diâmetro para homens; para as mulheres, a medida dos halteres é 2,01 metros, com peso de 15 kg e cerca de 2,5 cm de diâmetro.

O disco é feito de metal e as anilhas (colares), servem para prender o disco e têm cerca de 2,5 kg.

A prova ocorre em um tablado 4×4 e cada atleta tem direito a três tentativas, sendo que é validada a maior pontuação delas. A prova ocorre com a supervisão de três jurados e a pontuação é contabilizada a partir do momento que o atleta se estabiliza sobre os pés e o tempo mínimo é de dois segundos.

Dentro do halterofilismo há duas modalidades específicas. No arranco, em um único movimento, o atleta levanta a barra acima da cabeça; no arremesso ele tira a barra do chão, eleva até o ombro e com um movimento de agachar as pernas, ele a eleva acima de sua cabeça.

Veja mais no vídeo abaixo!

Acompanhe mais notícias da editoria de esportes.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.