Olimpíadas: golfe

Atleta brasileiro de golfe. Foto: Scott Halleran/Getty Images
Entrando no clima das Olimpíadas, o MaInd está realizando uma série de matérias sobre os esportes que vão fazer parte dos jogos.
O golfe foi criado na Escócia ainda no Século XV, mas não era bem visto no país e ele foi banido por anos com a justificativa de que o golfe atrapalharia a prática do arco e flecha que era a principal forma de defesa daquele povo.
As regras oficiais só foram elaboradas no Século XVIII. Esse esporte tem como objetivo utilizar um taco para acertar a bola em vários buracos distribuídos por um percurso usando o menor número possível de tacadas.
A quantidade de tacadas recebe uma classificação com base no par (índice de tacadas necessárias para acertar a bola no buraco):

O campo tem uma configuração que marca o percurso onde vão estar dispostos os buracos:

Veja algumas regras da modalidade:
Golfe nas Olimpíadas
O golfe se tornou um esporte olímpico em 1900 nos Jogos de Paris, também esteve presente em 1904 no Missouri com a participação de apenas 3 países (EUA, Inglaterra e Canadá).
Entretanto, em 1908, em Londres, todos os atletas da modalidade se retiraram dos Jogos por conta de desentendimentos entre os organizadores do evento. Por essa razão, a modalidade ficou fora das edições seguintes.
O golfe só retornou para as Olimpíadas em 2016 no Rio de Janeiro, mas agora com a participação de representantes de 32 países.
O Brasil não tem medalhas na modalidade e nem representantes classificados para o esporte nos Jogos de Tóquio.
Curiosidades
- O primeiro homem medalhista de ouro na modalidade foi Charles Sands (EUA) que também competiu pelo tênis.
- Já a primeira mulher medalhista de ouro foi a Margarett Abbott (EUA) que entrou na competição e nem sabia que se tratava de uma Olimpíada, ela estava em Paris estudando Arte.
- Margarett Abbott foi a primeira medalhista de ouro mulher de seu país.
Quer saber mais sobre esse esporte? Leia no site da Confederação Brasileira de Golfe.
Leia outras matérias da série clicando aqui.

1 comentário em “Olimpíadas: golfe”