Maranhão Independente

As notícias mais importantes escritas por jornalistas independentes do estado.
Olimpíadas: ginástica de trampolim

Atleta brasileira Camila Gomes na ginástica de trampolim. (Foto: Ricardo Bufolin/CBG)

Entrando no clima das Olimpíadas, o MaInd está realizando uma série de matérias sobre os esportes que vão fazer parte dos jogos. Conheça a ginástica de trampolim!

Na disputa da ginástica de trampolim os atletas devem realizar uma série de acrobacias sobre um trampolim de 5,5 metros de comprimento por 2,91 metros de largura.

Criado com o objetivo de preparar atletas para outras modalidades, hoje a ginástica de trampolim é uma modalidade olímpica que chama atenção pela precisão dos exercícios executados. Conheça mais sobre a história do esporte.

Origens

Já existem registros da época da idade média de trapezistas que realizavam acrobacias sobre uma cama elástica. Porém, somente em 1934 o professor de Educação Física, George Nissen, criou a versão moderna do trampolim e começou a trabalhar as regras da modalidade.

Leia mais: ginástica artística

A partir dos Jogos Olímpicos de Sidney em 2000 a ginástica de trampolim foi oficialmente incluída na maior competição esportiva do mundo.

No Brasil, o esporte chegou em 1975 com o professor José Martins de Oliveira Filho. Em 1990 brasileiros participaram da primeira competição mundial na Alemanha. O

Regras e estrutura da ginástica de trampolim

As áreas em torno do trampolim são revestidas com piso de borracha e quatro observadores são postos perto da cama para ajudar o atleta em caso de acidentes.

A rede onde o atleta pula tem 4,28 metros de comprimento por 2,91 metros de largura.

As provas são disputadas por homens e mulheres e podem ocorrer em quatro estilos: individual, sincronizado, minitrampolim e trumbling, sendo que a primeira é a única disputada nos Jogos Olímpicos.

Leia sobre as demais modalidades na nossa editoria de Esporte.

Saiba mais sobre a ginástica de trampolim no vídeo abaixo!

Leave comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *.