Maranhão Independente

As notícias mais importantes escritas por jornalistas independentes do estado.
Olimpíadas: softball

O softball volta aos Jogos Olímpicos depois de 12 anos. (Foto: Silvia Izquierdo/AP)

Entrando no clima das Olimpíadas, o MaInd está realizando uma série de matérias sobre os esportes que vão fazer parte dos jogos. Nesta matéria, entenda as diferenças entre softball e baseball.

O softball é uma versão mais “leve” do baseball (tanto que, literalmente, “soft” é suave em inglês). As regras são praticamente as mesmas, com a diferença de algumas técnicas e do material utilizado nos equipamentos. Depois de 12 anos, o jogo volta a ser modalidade Olímpica, desde os jogos disputados em Pequim, em 2008.

Conheça mais sobre o basebol aqui.

Regras

Normalmente disputado por mulheres, no campo de softball é menor que no baseball: são, em média, 60,96 metros de raio e a distância entre as bases é de 14,2 metros; são nove atletas por time, que se alternam entre defesa e ataque, sendo que o objetivo principal é conseguir a maior pontuação.

Campo de softball. (Foto: reprodução)

Enquanto no baseball o arremesso da bola acontece por cima da cabeça, no softball ele acontece por baixo, quase na altura do quadril; o rebatedor precisa bater na bola e percorrer as quatro bases antes que a equipe adversária a pegue. O jogo acontece em um período de sete turnos ou “entradas”.

As bolas no softball são maios que no baseball, e ao invés dos tacos de madeira, usam-se tacos de alumínio.

O softball, como o baseball, não é um esporte muito comum no Brasil e quem normalmente consegue se sair melhor nas competições são os Estados Unidos. Esse ano, das seis vagas, cinco foram abertas para seleção (como o Japão é o país anfitrião, automaticamente uma vaga é deles). Conseguiram se classificar os EUA, Itália, México, Canadá e Austrália.

Como surgiu?

Ao contrário do que se pode pensar, o softball surgiu a partir de um jogo de futebol, não de baseball, e a história é, no mínima, curiosa: em 1887, alguns alunos se reuniram no Farragut Boat Club em Chicago para acompanhar o jogo de futebol americano entre os times de Harvard e Yale.

Quando Yale venceu, um torcedor do time jogou uma luva de boxe em um torcedor de Harvard, que rebateu a rebateu com um pedaço de pau e assim começou o que seria o primeiro jogo de softball. O repórter George Hancock, que pensou em organizar o jogo como uma versão do baseball para espaços abertos (fora de estádios) é considerado seu inventor.

As regras, porém, só foram formalizadas em 1923 com o que se tornaria o Comitê de Regras Conjuntas Internacional de Softaball.

O primeiro torneio só aconteceria 10 anos depois, o Torneio Nacional de Softball Amador e desde então, o esporte se espalhou mundo afora.

Tradicionalmente, as estadunidenses têm uma trajetória vitoriosa: foram ouro nos Jogos Olímpicos de Atlanta (1996), Sydney (2000) e em Atenas (2004). Porém, a hegemonia foi quebrada com a vitória do Japão em Pequim.

Acompanhe nossas matérias especiais sobre esporte na nossa editoria de Esporte.

Veja o vídeo abaixo com as principais diferenças entre o baseball e o softball.

Leave comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *.