Maranhão Independente

As notícias mais importantes escritas por jornalistas independentes do estado.
Olímpiadas: lançamento e arremesso (atletismo)

Atleta de arremesso Júlio César de Oliveira que competiu no Rio 2016. (Foto: divulgação)

Entrando no clima das Olimpíadas, o MaInd está realizando uma série de matérias sobre os esportes que vão fazer parte dos jogos.

O atletismo é uma modalidade olímpica que se divide em três tipos: corridas, saltos e lançamentos ou arremessos, sendo estes dois últimos podendo ser de dardos, discos, pesos ou martelos. Basicamente, a regra se resume em usar força e aceleração para arremessar o objeto o mais longe possível a partir do ponto onde o atleta está. Porém, há algumas especificidades entre as características dos elementos e algumas regras a serem seguidas. Acompanhe abaixo.

Lançamento de dardo

Alteta em lançamento de dardo.
(Foto: divulgação)

Em uma pista ampla, após uma corrida de cerca de 30 metros e diante de uma linha previamente demarcada, o atleta deve lançar o dardo o mais distante que conseguir.  A linha não pode ser ultrapassada enquanto a ponta do dardo não alcançar o chão, sob risco de penalidade. O peso do dardo varia de acordo com o tipo de prova: nas competições femininas, ele pesa 600 gramas; já nas disputas masculinas, são 800 gramas.

Lançamento de disco

Fernanda Borges vai representar o Brasil junto com Andressa Morais. (Foto: Wagner Carmo/CBAt)
Fernanda Borges vai representar o Brasil junto com Andressa Morais. (Foto: Wagner Carmo/CBAt)

Nesta modalidade, o objetivo é arremessar um disco plano de metal, de forma que ele caia dentro de uma área já delimitada. Para evitar acidentes, o atleta fica dentro de uma cerca de proteção e ele não pode deixar esse espaço até o disco cair no chão. Tem-se direito a três lançamentos. Na categoria feminina, o disco pesa 1 kg; na masculina, pesa 2 kg.

Nos jogos de Tóquio, o Brasil está muito bem representado pelas atletas Andressa Morais e Fernanda Borges, que vão brigar pela qualificação e uma vaga na final.

Lançamento de martelo

Wagner Camargo, um dos nome da modalidade no país. (Foto: Cameron
Wagner Camargo, um dos nome da modalidade no país. (Foto: Cameron Spencer/Getty Images Sport)

Aqui o atleta precisa arremessar uma esfera de metal presa a um cabo de aço o mais longe possível dentro de uma área delimitada. A pessoa fica posicionada dentro de uma base circular de concreto com um pouco mais de dois metros de diâmetro. Para atingir uma boa marca, normalmente é preciso seguir três etapas que consistem no molinete (movimento de segurar o martelo), para girar e por fim, lançar. O cabo de aço mede 1,2 metros de comprimento. Nas provas femininas, a bola pesa 4,2 kg, enquanto nas masculinas, as bolas pesam 7,2 kg.

Arremesso de peso

Darlan Romani representará o Brasil. (Foto: Reuters/Kai Pfaffenbach) Atleta da modalidade de arremesso.
Darlan Romani representará o Brasil. (Foto: Reuters/Kai Pfaffenbach)

E por fim, no arremesso de peso, o atleta precisa jogar uma bola de metal o mais distante possível, normalmente usando a técnica de giro antes de arremessar. Em competições com até oito participantes, cada atleta pode arremessar seis vezes; se houver mais de oito competidores, cada um tem direito a três arremessos. Nas competições masculinas, a bola pesa 7,2 kg; nas femininas, a bola pesa 4 kg.

Nos jogos de Tóquio, quem vai brigar por uma medalha para o Brasil é Darlan Romani.

Veja aqui mais notícias sobre esporte.

Doação via pix para o MaInd pelo e-mail giovanakury@gmail.com
Doação via pix para o MaInd pelo e-mail giovanakury@gmail.com

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.