Olimpíadas: marcha atlética (atletismo)

Atletas femininas em competição de marcha atlética. Foto: Getty Images
Entrando no clima das Olimpíadas, o MaInd está realizando uma série de matérias sobre os esportes que vão fazer parte dos jogos. A modalidade desta matéria é a marcha atlética.
A marcha atlética teve origem nas competições de caminhada que eram realizadas desde o século XVII.
Nessa modalidade, é importante ficar atento à progressão de passos, porque o objetivo é manter contato de pelo menos um dos pés com o solo. A perna que avança deve estar reta desde o primeiro contato com o solo, até a posição ereta vertical.
Veja as dicas para realizar o movimento correto:
- O impulso deve ser dado usando a força das pernas;
- O joelho deve ficar bem esticado ao colocar o pé no chão;
- Você deve sentir pressão na perna da frente ao fazer o movimento correto.
Durante todo o percurso da prova (20km para mulheres e 20km ou 50 km para homens) juízes observam e sinalizam caso o atleta esteja realizando o movimento errado da marcha.
Os juízes usam discos amarelos para apontar infrações. Em caso de repetição, é mostrado um cartão vermelho. Caso o atleta receba 3 cartões vermelhos de juízes diferentes, é desclassificado.
Veja um pouco mais sobre como é a modalidade:
Medalhas do Brasil na Marcha Atlética
O Brasil nunca conquistou nenhuma medalha na modalidade em Olimpíadas, mas há grande expectativa pela medalha inédita nos jogos deste ano.
Nos Jogos do Rio, Érica Sena ficou na sétima posição e Caio Bonfim ficou em quarto. Ambos nas provas de 20km, em que eles são especialistas.
Os dois vêm conquistando bons desempenhos desde então: Érica foi 4ª colocada no último mundial (2019) e esteve no pódio nas duas últimas edições dos jogos Pan-americanos; enquanto Caio foi bronze no mundial de 2017, tendo uma queda de rendimento no mundial seguinte (2019), mas ainda ficou em 13º lugar.

Próximos representantes
- Caio Bonfim
- Matheus Gabriel de Liz Correa
- Érica Sena
Curiosidades
- A Marcha Atlética só se tornou esporte olímpico em 1908, mas em percursos de apenas 1500m e 3000m. Porém, devido ao grande número de criíticas que o esporte sofreu, deixou de ser praticado nos jogos por 20 anos;
- Os percursos de 20km e 50km só foram adotados a partir de 1956;
- A marcha atlética só chegou ao Brasil em 1936 e a primeira competição foi realizada no ano seguinte em Porto Alegre.
Leia outras matérias sobre sobre Esporte.
