Maranhão Independente

As notícias mais importantes escritas por jornalistas independentes do estado.
Olímpiadas: heptatlo e decatlo (atletismo)

Felipe dos Santos representará o Brasil no decatlo. (Foto: Getty Images)

Entrando no clima das Olimpíadas, o MaInd está realizando uma série de matérias sobre os esportes que vão fazer parte dos jogos. As modalidades desta matéria são decatlo e heptatlo.

O atletismo é uma modalidade olímpica formada por uma série de categorias. Entretanto, existem dois tipos de provas combinadas na qual um único atleta disputa um número determinado delas em dois dias consecutivos: o heptatlo e o decatlo.

O heptatlo é a prova feminina, que inclui corrida de 100 metros com barreira, lançamento de peso, lançamento de dardo, salto com altura, salto em distância, corrida de 20 metros e corrida de 80 metros.

Já o decatlo, que é a prova masculina, une corrida de 10 metros, salto em distância, salto em altura, lançamento de peso, lançamento de disco, lançamento de dardo, salto com vara, corrida de 1.500 metros, corrida de 400 metros e corrida de 110 metros com barreira.

Heptatlo e decatlo
Atletas disputam competição de heptatlo. (Foto: Getty Images)

Há um intervalo de cerca de 30 minutos entre as competições. Para vencer, é preciso ter um ótimo desempenho nas provas em tempo ou distância, sendo que o cálculo da pontuação ocorre ao final do segundo dia de disputa.

Nas Olímpiadas de Tóquio as provas serão disputadas entre os dias 3 e 5 de agosto. O Brasil será representado no decatlo com o atleta Felipe dos Santos, que atingiu a marca de 8.364 pontos (a segunda maior pontuação da história da América do Sul) e conseguiu se classificar para os jogos.

Veja mais notícias sobre esportes.

Doação via pix para o MaInd pelo e-mail giovanakury@gmail.com
Doação via pix para o MaInd pelo e-mail giovanakury@gmail.com

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.