Maranhão Independente

As notícias mais importantes escritas por jornalistas independentes do estado.
Deputado federal André Fufuca declara apoio a Weverton ao governo do Maranhão

Pré-candidato ao governo do Maranhão na disputa de 2022, Weverton Rocha (PDT) reúne apoio de bases tanto dinistas quanto bolsonaristas

Na foto, o senador Weverton Rocha; Fufuca Dantas, prefeito de Alto Alegre; André Fufuca, deputado federal e filho do prefeito; e Carlos Brandão, vice-governador do Maranhão.

Em entrevista a uma emissora de televisão realizada nesta terça-feira (15), o deputado federal e vice-presidente nacional do Progressistas, André Fufuca, declarou apoio à pré-candidatura do senador Weverton Rocha (PDT-MA) ao governo do Maranhão em 2022. O anúncio chama atenção pelo fato de Fufuca integrar um partido da base do governo Bolsonaro, de quem o atual governador Flávio Dino (PCdoB-MA) e aliado de Weverton, é crítico.
Fufuca é constantemente reconhecido nos votos favoráveis a questões polêmicas na Câmara. Em 2019, votou a favor do texto-base da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) da reforma da previdência. Já no ano passado, o deputado também votou a favor do Acordo Salvaguardas Tecnológicas (AST) do Brasil com os Estados Unidos para uso da base de Alcântara. A pauta que seguiu para o Senado é controversa, pois comunidades quilombolas adjacentes a região correm o risco de serem remanejadas de seus territórios por conta da expansão do centro espacial.

Leia também: entrevista exclusiva do Maranhão Independente com a senadora Eliziane Gama

Esta, no entanto, não é a primeira articulação política em torno de Weverton que causa discussões. Durante as eleições municipais em 2020, no segundo turno entre Eduardo Braide (Podemos-MA) e Duarte Jr. (Patriotas-MA), membros do PDT anunciaram o apoio à Braide, candidato de oposição ao governador Flávio Dino; Weverton, porém, declarou neutralidade na disputa e ainda negou, em uma rede social, a possibilidade de um “racha” na base do governo estadual, afirmando que sua relação com Dino era sólida.

Outro nome importante na política local a declarar apoio ao senador na corrida pelo Palácio dos Leões é a senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA). Em destaque pela sua atuação na Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga eventuais crimes do governo federal na gestão da pandemia, a senadora afirmou, em entrevista, que o Cidadania vê em Weverton o nome ideal para concorrer ao governo, por conta da articulação política e da disposição em tratar propostas importantes.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.