Coletivo seleciona pessoas trans para auxílio no processo de alteração de certidão

Coletivo presta auxílio na mudança de nome e gênero na certidão de nascimento. Foto: Reprodução/Portal do Idoso.
Pessoas trans maranhenses de baixa renda podem ser beneficiadas na ação do Coletivo
O Coletivo Área T está selecionando 15 pessoas trans para serem auxiliadas durante todo o processo de retificação de certidão de nascimento. Esse auxílio inclui gratuidade nas documentações (quando há essa possibilidade) e o Área T também vai realizar o pagamento das taxas necessárias.
Como se cadastrar
Os requisitos para a seleção são os seguintes:
- ser maranhense e/ou que morar no estado
- ser desempregado ou possuir renda inferior a 1 salário mínimo
Interessados devem se cadastrar preenchendo a ficha ou acessando o site clicando aqui
Processo de retificação
Uma das grandes dificuldades enfrentadas por pessoas transgênero é ter documentos que indicam um gênero e um nome com que a pessoa não se identifica.
Essa situação torna-se mais incômoda quando a pessoa trans começa a fazer o processo gradativo de transição, pois modifica a sua aparência, mesmo que não tenha sido realizada a cirurgia de redesignação sexual.
Por essa razão, é permitido que sejam realizadas retificações nos documentos da pessoa trans. O processo requer o pagamento de taxas (somam aproximadamente R$ 300,00 no Maranhão) e pode ser demorado.
Coletivo Área T
Esse coletivo nasceu em 2019 com o nome de TransBazar, tendo como objetivo arrecadar produtos para serem vendidos e o dinheiro recebido ser revestido em retificações de certidões de nascimento das pessoas trans.
TransBazar

Outra ação realizada pelo Coletivo Área T esse mês é o Leilão TransBazar que vai ser realizado nos dias 16, 17 e 18 de junho com o objetivo de arrecadar recursos para a compra de cestas básicas para a população transexual em situação de vulnerabilidade do Maranhão.
O Área T está recebendo doações de alimentos, produtos, dinheiro (via Pix eleocaiom@gmail.com) e até de serviços a serem leiloados no evento, como manicure e cabeleireiro.
Pessoas interessadas em colaborar com o Coletivo e com o Leilão Transbazar devem entrar em contato por meio do:
- E-mail coletivoareat@gmail.com
- Telefone (98) 991944242
Leia mais sobre as ações do Coletivo Área T clicando aqui.
