Maranhão Independente

As notícias mais importantes escritas por jornalistas independentes do estado.
Professora da rede estadual lança livro sobre figuras de linguagem

O livro ensina figuras de linguagem de forma lúdica. Imagem: Reprodução/Livraria da Travessa.

O livro é de autoria da professora Cristiane Franco

As figuras de linguagem são recursos utilizados nas obras literárias para deixar o texto mais rico brincando com as palavras e seus significados. Entretanto, dada a complexidade com que esse assunto possa ser ensinado, os alunos podem apresentar muita dificudade em entender para que servem as figuras e até para memorizar as diversas funções que cada uma tem.

Sabendo disso, a professora Cristiane Franco escreveu o livro “Os figurinhas: uma turminha que apronta até com a linguagem” com o objetivo de auxiliar no aprendizado desse assunto já na educação infantil e ainda ser ferramenta que possibilite despertar na criança o prazer pela leitura.

Quem é a autora do livro?

Cristiane Franco é a autora do livro.
Cristiane Franco. Foto: Divulgação/Seduc Maranhão

Cristiane Franco é professora da rede estadual do Maranhão desde 2011, onde atua como intérprete de Libras. Ela é formada em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão e, em entrevista à Secretaria de Estado da Educação/MA, falou sobre o processo de escrita do livro:

Quando estava na graduação, eu estudei que o conteúdo é melhor fixado pelo aluno quando está linkado com algo vivenciado no dia a dia. Com a criança, esses links são possíveis através das brincadeiras. Em uma certa idade, a criança é exposta a assuntos complexos da Língua Portuguesa, então percebi que precisamos trazer mais ludicidade a esses conteúdos para que ela possa ter um melhor aprendizado. O livro facilita o aprendizado, principalmente no formato remoto, por permitir que o estudante aprenda enquanto se delicia com as aventuras da turminha. Cada personagem é uma figura de linguagem e suas falas são permeadas pelas figuras que representam.

Onde comprar?

O livro vai ser lançado pela editora Flamingo Edições, editora especializada na publicação de Literatura Infantil de autores brasileiros e portugueses. As publicações da editora também chegam aos países Moçambique, Angola e Cabo Verde.

Como a pré-venda já está disponível, pesquisamos preço e locais para quem deseja reserva o livro com antecedência, já que a previsão é que a distribuição da obra comece em 30 dias. Clique nas lojas para iniciar a compra e ter mais informações.

(O frete mais barato para São Luís é de R$ 34,08)

Leia outras matérias sobre Educação.

Livro
Doações para o Portal Maranhão Independente devem ser feitas via Pix para giovanakury@gmail.com

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.