Maranhão Independente

As notícias mais importantes escritas por jornalistas independentes do estado.
Com longas filas, pontos de vacinação contra a Covid-19 em São Luís registram aglomerações neste domingo (06)

Foto: Yasmin Paiva

Transtornos foram observados nos cinco pontos abertos durante a segunda chamada de aplicação da primeira dose da vacina na capital

Diversos pontos de vacinação contra o novo coronavírus (covid-19) em São Luís ultrapassaram a capacidade máxima de lotação ao longo deste domingo (06), dia em que é contemplada a faixa etária de 43 anos ou mais que perdeu a data de aplicação da primeira dose do imunizante.

Conforme observado pelo Maranhão Independente às 17h30, todos os cinco pontos em funcionamento apresentavam lotação máxima na última atualização do aplicativo Filômetro, da Prefeitura de São Luís, que observa o fluxo de pessoas em todos os locais de imunização pertencentes à Secretaria Municipal de Saúde (Semus) da capital.

Um dos primeiros pontos a apresentar aglomerações foi o Centro Municipal de Vacinação, instalado no Multicenter Sebrae, no bairro Cohafuma. Com movimentação intensa e constante de pessoas em uma fila quilométrica, não foi observado nenhum tipo de distanciamento social na porta do local. Chegou a chover na região.

Foto: Yasmin Paiva

As aglomerações chamaram a atenção de diversos usuários em redes sociais.

Em nota encaminhada ao Maranhão Independente, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) da Prefeitura de São Luís afirmou que reforçou as equipes de atendimento para a população. Veja a nota na íntegra:

“A Secretaria Municipal de Saúde informa que a vacinação contra a Covid-19 na capital maranhense prossegue neste domingo, dia 6 de junho, ainda que com grande procura de cidadãos nos pontos de imunização. Além do reforço nas equipes de atendimento, a Prefeitura disponibiliza nesta data o Filômetro, acessado no site da Prefeitura de São Luís e cuja ferramenta facilita o monitoramento dos locais de vacinação, dando maior comodidade e auxiliando acerca do melhor horário para deslocamento. A SEMUS também informa que o atendimento prosseguirá neste domingo o dia inteiro, até às 18h”.

Vacinação em São Luís

A campanha de imunização prossegue nesta segunda-feira na capital, com a aplicação voltada ao público com idade de 42 e 41 anos. Na terça, é a vez de quem tem 40 e 39 anos. Já na quarta, os contemplados serão aqueles cuja idade seja 38 ou 37 anos. Por fim, na quinta, serão imunizadas as pessoas com 36 e 35 anos.

A aplicação seguirá entre 8h e 20h nos Centros de Vacinação do Multicenter Sebrae, UNDB e na Universidade Estadual do Maranhão (Uema), bem como em sistema drive-thru no Espaço Reserva do Shopping da Ilha, Universidade Ceuma do Renascença e Uema.

O público também poderá se vacinar no Centro de Convenções da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e no drive-thru instalado no local. O Centro de Vacinação instalado no Senai, na BR-135, também estará funcionando. Todos estarão operando entre 8h e 18h.

O cadastro para o público cuja faixa etária inicie a partir de 30 anos está disponível aqui.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.