Maranhão Independente

As notícias mais importantes escritas por jornalistas independentes do estado.
Conheça as ilustrações do maranhense Caco Bogéa

As iustraçoes do artista tentam manter a estética da pintura tradicional. Imagem: Caco Bogea.

Conversamos com o artista sobre suas inspirações e dificuldades para se manter na carreira.

Carlos Batista Soares Bogea, ou simplesmente Caco Bogea, é um ilustrador maranhense que vem usando as redes sociais para divulgar o seu trabalho. O artista busca mesclar tecnologia e elementos da pintura tradicional. Sem condições de pagar por aulas ou uma formação completa em Arte, Caco é autodidata e vê inspiração em tudo o que o cerca.

MaInd: Quando você começou a desenhar?

Toda criança tem aquela fase de rabiscar no jardim. Mas depois de algum tempo tenho lembranças de
Rabiscar tudo o que via pela frente, inclusive as paredes de casa, lembro de levar o giz que sobrava da
escola para desenhar em casa. Minha mãe não curtia a ideia, mas me apoiava no que podia. Ela sempre me incentivou, foi ela que comprou meu primeiro caderno de desenho e lápis de cor.

Anos depois, aos sete anos, na intenção de “enfeitar” o caderno acabava desenhando meus personagens preferidos nas folhas das matérias, que eram basicamente personagens de quadrinhos como a turma da Mônica, Luluzinha, e desenhos animados como Pica-Pau, Thundercats entre outros.

Naquela época no inicio dos anos 90 não tinha internet e nem dinheiro sobrando para comprar livros que me ensinassem a desenhar. Sou autodidata, aprendi e aprendo com meus erros até hoje.

MaInd: Quais são as tuas inspirações?

Eu comecei fazendo cópias desses personagens e principalmente da figura feminina. Uma grande fonte de inspiração para mim. Sempre fui cercado por mulheres fortes e inspiradoras. Na verdade, tudo o que me cerca de alguma forma me inspira, pode ser uma música ou um personagem incrível. Por ter na figura humana uma das minhas inspirações, a diversidade dos corpos e questões sociais também faz parte desse conjunto.

Anos depois, aprendi com as revistas de moda da minha mãe, que entre várias coisas, também era costureira, a desenhar moldes de roupa. Eu desenhava, ela costurava e foi assim por longos anos.

MaInd: Usa algum tipo de técnica específica?

Sempre gostei de experimentar e acredito que toda essa bagagem de material e estilos que vão do cartoon a ilustração de moda me ajudaram a formar o ilustrador que sou hoje.

Costumo falar que utilizo uma técnica mista. Mesclo a arte tradicional com papel, lápis, marcadores e aquarela à técnicas digitais em programas como photoshop e illustrator. Porém, procurando sempre manter uma estética de pintura tradicional.

Ilustração: Asia Woman/Caco Bogéa.

Mas engana-se quem pensa que o artista sempre apostou na carreira. Críticas fizeram Caco deixar a Arte de lado por muitos anos.

Caco Bogea deixou de lado suas ilustrações por muito tempo. Foto do artista usando camisa preta em frente a um cubo gigante com várias fotos de pontos turísticos do Maranhão.

Eu passei muito tempo afastado porque ouvi muita gente dizendo que isso [Arte] não iria dar futuro, que era perda de tempo, melhor era estudar algo “sério”.

A gente não tem uma renda fixa, por um lado até entendo a preocupação da minha família. Mas, mesmo nas dificuldades, foram eles que me incentivaram.

Mas enfim me formei em Letras e fui voltando aos poucos. Logo vieram os pedidos da família, depois amigos e finalmente os clientes.

Caco Bogea. Foto: acervo pessoal.

Algumas peças expostas pelo artista também são feitas misturando técnicas. A imagem abaixo é uma colagem. Primeiramente, Caco desenhou a Frida à mão no papel e, depois, inseriu os demais elementos pelo programa Photoshop.

Uma das ilustrações de Caco Bogea. O desenho do rosto de Frida Kahlo está envolto de flores coloridas, frutas como banana e borboletas.
Colagem Frida Kahlo. Imagem: Caco Bogea.

Veja, abaixo, outras ilustrações do artista:

Caco Bogea vem recebendo e expondo várias encomendas na sua página no Instagram, além de comercializar quadros em um site.

Leia mais matérias sobre Cultura.

1 thought on “Conheça as ilustrações do maranhense Caco Bogéa

Leave comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *.