Maranhão Independente

As notícias mais importantes escritas por jornalistas independentes do estado.
MA: Carlos Lula descarta suspeita de transmissão local da variante indiana

O secretário estadual de Saúde, Carlos Lula, publicou em seu twitter na tarde desta quinta-feira (27) que está descartada a suspeita de transmissão local da variante indiana no Maranhão. Segundo ele, 147 pessoas foram rastreadas e testadas, e, delas, seis estavam com a variante P.1 do coronavírus, identificada pela primeira vez em Manaus – mas nenhuma estava com a B.1.617, da Índia.

O estado foi o primeiro do Brasil a confirmar casos da variante indiana, no dia 20 de maio. Foram seis tripulantes do navio MV Shandong da Zhi, vindo da Malásia. Um deles ficou internado em um hospital da rede privada de São Luís. O navio ficou em quarentena após a suspeita.

Na quarta-feira (26), um caso da variante foi confirmada em São Paulo. Um morador de Campos dos Goytcazes, do Rio de Janeiro, voltou de viagem da Índia e fez um teste no Aeroporto de Guarulhos. Antes que o resultado saísse, ele embarcou para o Rio de Janeiro. A nova cepa tem risco maior de transmissibilidade.

Apesar de não haver suspeita de transmissão local, a Grande Ilha está com 98,14% dos leitos de UTI ocupados, mostra o Boletim Epidemiológico desta quinta. Durante uma coletiva de imprensa nesta manhã, o Governo do Maranhão descartou a possibilidade de um novo lockdown por ora.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.