Maranhão Independente

As notícias mais importantes escritas por jornalistas independentes do estado.
Dia da Adoção – 54 crianças aguardam novo lar em São Luís

São Luís – Hoje, dia 25 de maio, é celebrado o Dia Nacional da Adoção. A data foi instituída por meio da lei Nº 10.447, de 9 de maio de 2002, sancionada pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso. No Maranhão, de acordo com dados do Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA), órgão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), há 54 crianças disponíveis para serem adotadas.

Ainda segundo o SNA, neste ano de 2021, há 21 registros ativos na lista de espera aguardando decisão para concluir o processo de adoção somente em São Luís e, até o momento, apenas duas crianças foram adotadas na capital maranhense, uma do sexo masculina e outra do feminino, ambas de cor parda e com até três anos de idade.

Dentre todos os dados do Sistema, há um que se destaca de forma negativa. De 2014, ano em que começam a aparecer os registros, até o presente momento, foram adotadas 64 crianças de 0 a 9 anos de idade e nenhuma na faixa etária de 9 a 18.

Dados do Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (Reprodução/ SNA-CNJ)

Para dar início ao processo de adoção, é necessário ir até a vara da infância e da juventude de sua região – no caso de São Luís, 1ª Vara – com documentos de identidade, comprovantes de residência e renda, atestados de sanidade física e mental, certidão negativa de distribuição cível e certidão de antecedentes criminais. Após esse primeiro passo, é preciso passar por mais oito etapas, conforme descrito pelo CNJ.

Para saber mais sobre estatísticas de adoção de crianças no Maranhão, acesse o link.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.